Tecnologia da Informação & Logística

Poucas áreas de estudo possuem um impacto tão significativo sobre o padrão de vida da sociedade quanto a Logística. Quase todas as atividades humanas são afetadas direta ou indiretamente pelo processo logístico. Com que freqüência, tendo comparecido a um supermercado a fim de adquirir um produto anunciado, você deixou de encontra-lo na prateleira? Você, em alguma ocasião já adquiriu algo pelo telefone, correio ou pessoalmente e recebeu a mercadoria errada? Você já enviou uma encomenda a alguém, na mesma cidade ou em outras regiões do país, e o item chegou ao seu destino danificado ou jamais foi recebido pelo seu destinatário? Ocorrem paralisações ou atrasos em linhas de fabricação que empregam sistemas “Just-in-Time” em razão do não cumprimento dos prazos por parte dos supridores? Com que freqüência a entrega de um item é prometida em alguns dias e ocorre apenas semanas depois? Por que os prazos para o recebimento ou a remessa de embarques ao exterior sempre parecem ser mais longos do que os domésticos?

Freqüentemente nós não pensamos no papel desempenhado pela Logística em nossas vidas até que ocorra algum problema. Felizmente, os itens procurados são normalmente encontrados nas lojas e as encomendas são recebidas corretamente, em perfeito estado e no praza previsto. Independentemente de sermos executivos, consumidores, educadores ou funcionários públicos, é importante entender o processo logístico.

Diante dos exemplos citados a tecnologia da informação é fator fundamental para que toda a logística funcione de forma eficiente, e com intuito de relacionar a TI e a Logística que este blog foi criado, sejam bem vindos.

Quem sou eu

Minha foto
Possui graduação em Administração com Habilitação em Recursos Humanos pela Universidade São Francisco, Título de MBA em Gestão de Tecnologia da Informação pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP). Atuando desde 1995 em Logística e Produção, têm se dedicado a pesquisas relacionadas a aplicação da Tecnologia da Informação em Sistemas Logísticos de Supply Chain.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

ATIVIDADES DE APOIO

Para que as atividades primárias possam ser executadas de acordo com as expectativas, faz-se necessário que uma série de atividades adicionais apóiem estas atividades primárias. São elas:


  • Armazenagem
  • Manuseio de Materiais
  • Embalagem de Proteção
  • Obtenção
  • Programação de Produtos
  • Manutenção das Informações


ARMAZENAGEM: Refere-se à administração do espaço necessário para manter estoques. Envolve problemas como localização, dimensionamento de área, arranjo físico, recuperação de estoque e configuração do armazém.


MANUSEIO DE MATERIAIS: Diz respeito à movimentação do produto no local da estocagem. São problemas importantes: Seleção de equipamentos de movimentação, procedimentos para formação de pedidos e balanceamento da carga de trabalho.


EMBALAGEM DE PROTEÇÃO: Sendo um dos objetivos da logística movimentar bens sem danifica-los, é necessário que exista um bom projeto de embalagem do produto, para auxiliar e garantir a movimentação sem quebras.


OBTENÇÃO: É atividade que deixa o produto disponível para o sistema logístico. Trata da seleção de fontes de suprimento, das quantidades a serem adquiridas, da programação das compras e da forma pela qual o produto é comprado.


PROGRAMAÇÃO DO PRODUTO: Enquanto a obtenção trata do suprimento (fluxo de entrada), a programação lida com à distribuição (fluxo de saída). (PCP)


MANUTENÇÃO DAS INFORMAÇÕES: Nenhuma função logística poderia operar de maneira eficiente sem as informações de custo e desempenho. Essas informações são essenciais para um correto planejamento e controle logístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário