Tecnologia da Informação & Logística

Poucas áreas de estudo possuem um impacto tão significativo sobre o padrão de vida da sociedade quanto a Logística. Quase todas as atividades humanas são afetadas direta ou indiretamente pelo processo logístico. Com que freqüência, tendo comparecido a um supermercado a fim de adquirir um produto anunciado, você deixou de encontra-lo na prateleira? Você, em alguma ocasião já adquiriu algo pelo telefone, correio ou pessoalmente e recebeu a mercadoria errada? Você já enviou uma encomenda a alguém, na mesma cidade ou em outras regiões do país, e o item chegou ao seu destino danificado ou jamais foi recebido pelo seu destinatário? Ocorrem paralisações ou atrasos em linhas de fabricação que empregam sistemas “Just-in-Time” em razão do não cumprimento dos prazos por parte dos supridores? Com que freqüência a entrega de um item é prometida em alguns dias e ocorre apenas semanas depois? Por que os prazos para o recebimento ou a remessa de embarques ao exterior sempre parecem ser mais longos do que os domésticos?

Freqüentemente nós não pensamos no papel desempenhado pela Logística em nossas vidas até que ocorra algum problema. Felizmente, os itens procurados são normalmente encontrados nas lojas e as encomendas são recebidas corretamente, em perfeito estado e no praza previsto. Independentemente de sermos executivos, consumidores, educadores ou funcionários públicos, é importante entender o processo logístico.

Diante dos exemplos citados a tecnologia da informação é fator fundamental para que toda a logística funcione de forma eficiente, e com intuito de relacionar a TI e a Logística que este blog foi criado, sejam bem vindos.

Quem sou eu

Minha foto
Possui graduação em Administração com Habilitação em Recursos Humanos pela Universidade São Francisco, Título de MBA em Gestão de Tecnologia da Informação pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP). Atuando desde 1995 em Logística e Produção, têm se dedicado a pesquisas relacionadas a aplicação da Tecnologia da Informação em Sistemas Logísticos de Supply Chain.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ATIVIDADES PRIMÁRIAS NA LOGÍSTICA

Dentro da Logística possuímos 03 (Três) atividades consideradas de importância primária para se atingir os objetivos logísticos de custo e nível de serviço. São elas:

TRANSPORTES;
MANUTENÇÃO DE ESTOQUES; e
PROCESSAMENTO DE PEDIDOS.

São consideradas primárias, pois elas contribuem com a maior parcela do custo total da logística, sendo também essenciais para o cumprimento da tarefa logística.

TRANSPORTES
É a atividade logística mais importante, além de ser também a mais cara, absorve em média, de 70 a 85% dos custos logísticos. É essencial, pois nenhuma firma moderna pode operar sem providenciar a movimentação de suas matérias-primas, bem como seus produtos acabados.

MANUTENÇÃO DE ESTOQUES
Muitas vezes não é viável providenciar produção ou entrega instantânea aos clientes, para se atingir um grau razoável de disponibilidade é necessário manter estoques, que agem como “amortecedor”, entre a oferta e a demanda.
CUIDADO – O uso extensivo de estoques resulta no fato de que, em média, eles são responsáveis por aproximadamente 60 a 75% dos custos logísticos, que tornam a manutenção de estoques uma atividade chave na logística.
Para se ganhar tempo e dinamismo perante a concorrência, e credibilidade perante os clientes, o estoque deve ser mantido próximo aos consumidores ou aos pontos de manufatura.


PROCESSAMENTO DE PEDIDOS
Os custos tendem a ser pequenos quando comparados aos custos de transportes ou de manutenção de estoques, contudo o processamento de pedidos é considerado uma atividade logística primária, pois é através dela que se inicia todo o ciclo crítico de atividades logísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário