Tecnologia da Informação & Logística

Poucas áreas de estudo possuem um impacto tão significativo sobre o padrão de vida da sociedade quanto a Logística. Quase todas as atividades humanas são afetadas direta ou indiretamente pelo processo logístico. Com que freqüência, tendo comparecido a um supermercado a fim de adquirir um produto anunciado, você deixou de encontra-lo na prateleira? Você, em alguma ocasião já adquiriu algo pelo telefone, correio ou pessoalmente e recebeu a mercadoria errada? Você já enviou uma encomenda a alguém, na mesma cidade ou em outras regiões do país, e o item chegou ao seu destino danificado ou jamais foi recebido pelo seu destinatário? Ocorrem paralisações ou atrasos em linhas de fabricação que empregam sistemas “Just-in-Time” em razão do não cumprimento dos prazos por parte dos supridores? Com que freqüência a entrega de um item é prometida em alguns dias e ocorre apenas semanas depois? Por que os prazos para o recebimento ou a remessa de embarques ao exterior sempre parecem ser mais longos do que os domésticos?

Freqüentemente nós não pensamos no papel desempenhado pela Logística em nossas vidas até que ocorra algum problema. Felizmente, os itens procurados são normalmente encontrados nas lojas e as encomendas são recebidas corretamente, em perfeito estado e no praza previsto. Independentemente de sermos executivos, consumidores, educadores ou funcionários públicos, é importante entender o processo logístico.

Diante dos exemplos citados a tecnologia da informação é fator fundamental para que toda a logística funcione de forma eficiente, e com intuito de relacionar a TI e a Logística que este blog foi criado, sejam bem vindos.

Quem sou eu

Minha foto
Possui graduação em Administração com Habilitação em Recursos Humanos pela Universidade São Francisco, Título de MBA em Gestão de Tecnologia da Informação pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP). Atuando desde 1995 em Logística e Produção, têm se dedicado a pesquisas relacionadas a aplicação da Tecnologia da Informação em Sistemas Logísticos de Supply Chain.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

DEFINIÇÕES DE LOGÍSTICA

Como visto no texto anterior não é fácil definir o termo “LOGÍSTICA”. O conceito de logística por sua vez não é apenas de difícil definição. Sua compreensão é também complexa e demanda tempo, experiência e pesquisa.
Além disso, Logística não é um conceito usado apenas no âmbito empresarial ou militar. Muitos acreditam que os conceitos e a execução da logística diferem drasticamente entre os setores público e privado. Porém, na realizade, há mais similaridades que diferenças entre estas duas áreas em termos de logística.
Outras fontes de confusão são as diferentes maneiras utilizadas nestes dois setores para fazer referência a Logística:

Distribuição Física
Distribuição
Engenharia de Distribuição
Logística de Negócios
Logística de Marketing
Logística de Distribuição
Administração de Material
Administração Logística de Material
Logística
Sistemas de Resposta Rápida (quick-response)
Administração da Cadeia de Suprimento (Supply Chain)
Logística Industrial

De maneira geral, todos esses termos referem-se essencialmente à mesma coisa: a administração do fluxo de artigos do ponto de origem ao ponto de consumo. Administração Logística é, porém, o termo de maior aceitação entre os profissionais da área.

Antes de continuarmos é conveniente efetuarmos uma breve análise de algumas definições de Logística.

Integração entre duas ou mais atividades com o propósito de planejar, implementar e controlar o fluxo eficiente de matérias primas, materiais em processamento e produtos acabados, do ponto de origem ao ponto de consumo. Essas atividades podem incluir, mas não estão limitadas a Serviço de Atendimento ao Cliente; Previsão de Demanda; Comunicações sobre Distribuição; Controle de Inventário; Manuseio de Material; Processamento de Pedidos; Apoio de Peças e Serviços; Seleção de Locais para Indústrias e Armazéns; Procura, Embalagem; Manuseio de Produtos Estornados; Sucata e Alienação de Material; Tráfego e Transporte; e Armazenagem de Material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário